O CRESCIMENTO DEVE SER CONTROLADO

OSTEOPOROSE

10 de novembro de 2010

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: CONTROLADA OBESIDADE



(SOBREPESO, OBESIDADE INTRATORÁCICA, ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, VISCERAL, CENTRAL) EM MULHERES – IDENTIFICAÇÃO E PREVISÃO DE METODOLOGIAS DE PERDA DE PESO EM MULHERES.

Foi feita uma análise para avaliar a metodologia para perda de peso em 197 mulheres e verificar seu grau de adesão quanto às restrições alimentares, desinibição e outras características individuais. Os padrões utilizados foram divididos em 14 metodologias de perda de peso, mulheres saudáveis e não saudáveis e foram adotados o índice de massa corporal (IMC), a preocupação com o peso, a satisfação com o corpo, a depressão e a aceitação da restrição alimentar para se prever a adesão destas mulheres. Os resultados obtidos revelaram 4 subgrupos de mulheres baseados na história de suas metodologias de perda de peso:
  • 10% das mulheres não seguiram nenhuma metodologia para perda de peso;
  • 26.5% seguiram orientações nutricionais;
  • 39.4% seguiram orientações nutricionais + Macronutrientes (componentes da alimentação fundamentais para o organismo).
  • 24.2% seguiram orientações nutricionais + Macronutrientes (componentes da alimentação fundamentais para o organismo) + dietas restritivas.

O índice de massa corporal (IMC), as preocupações com o peso, o desejo de ser mais magra e restrição dietética foram as metodologias significativamente relacionadas ao controle de peso. Entre as mulheres com baixa restrição dietética, aumentam as chances do engajamento em qualquer método de perda de peso, enquanto entre as mulheres com média e alta restrição dietética, aumentam as chances de uso de métodos não saudáveis para perda de peso. Esta análise, foi muito eficaz para a organização de múltiplas metodologias de perda de peso, a fim de identificar subgrupos de indivíduos que se engajaram em metodologias próprias para a perda de peso ao longo do tempo. Esta abordagem centrada na pessoa, dá uma medida de status de controle de peso, onde os diferentes status são caracterizados por combinações particulares de metodologias saudáveis e não saudáveis da perda de peso.

Dr João Santos Caio Jr
Endocrinologia e Neuroendocrinologia
CRM: 20611

Dra Henriqueta V.Caio
Endocrinologia e Medicina Interna 
CRM: 28930

Como Saber Mais:
1. O que é Bioimpedância?

2. Obesidade Controlada como controlar?

3. Porque a importância em controlar a obesidade da infância?

Referências Bibliográficas:
1.Obesidade (2010) 18 4, 833-840. doi: 10.1038/oby.2009.275
Identificação e previsão de classes latentes de estratégias para perda de peso entre as mulheres.
2.Stephanie Lanza T. 1, Jennifer S. Savage 2 e Leann Birch L. 2,3,4 Centro de metodologia, da Pennsylvania State University, University Park, Pennsylvania, E.U.A.
3.Center de Investigação de Obesidade Infantil, da Universidade Estadual da Pensilvânia University Park, Pennsylvania, E.U.A.
4.Departmento de Desenvolvimento Humano e Estudos da Família, The Pennsylvania State University University Park, Pennsylvania, E.U.A.
5.Departmento de Ciências da Nutrição, The Pennsylvania State University University Park, Pennsylvania, E.U.A.









Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com
Seguir no Google Buzz