O CRESCIMENTO DEVE SER CONTROLADO

OSTEOPOROSE

17 de maio de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: CONSUMO DE CERVEJA, ENTRE OS HOMENS QUE INGERIRAM MAIS DE QUATRO COPOS POR DIA, ENCONTROU-SE MAIOR PREVALÊNCIA DE R C/Q INADEQUADA

EM COMPARAÇÃO AOS HOMENS QUE CONSUMIAM ATÉ MEIO COPO DIARIAMENTE. NUTRIÇÃO – SOBREPESO, OBESIDADE INTRATORÁCICA, INTRA-ABDOMINAL, VISCERAL, PERDA DE PESO, EMAGRECER, DIABETES É UM GRANDE FATOR DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES.

A gordura localizada no abdômen é fator de risco para doenças cardiovasculares, por associar-se com grande freqüência a condições tais como dislipidemia (aumento mau-colesterol, diminuição bom-colesterol, aumento colesterol total, aumento de triglicérides), hipertensão arterial, resistência à insulina e diabetes mellitus que favorecem a ocorrência de eventos cardiovasculares, particularmente os coronarianos;  e relacionada a  alguns tipos de cânceres, como o de mama, de ovário e de endométrio.
Para avaliar a distribuição de gordura corpórea, utiliza - se a relação cintura-quadril (R C/Q), obtida pela divisão dos perímetros da cintura (cm) e do quadril (cm). A distribuição de gordura corporal tem forte determinação genética, mas fatores como sexo, idade, e outros comportamentais, como tabagismo e atividade física, podem ser determinantes. A menopausa tem sido apontada como modificadora da deposição de gordura, associada à maior acúmulo de gordura no abdômen. Quanto aos fatores dietéticos, a unica relação consistente refere-se à associação positiva da R C/Q com o consumo de cerveja. No que se refere ao consumo de cerveja, entre os homens que ingeriram mais de quatro copos por dia, encontrou-se maior prevalência de R C/Q inadequada em comparação aos homens que consumiam até meio copo diariamente. As mulheres parecem ser mais predispostas a um acúmulo de gordura abdominal quando ingerem altas quantidades de álcool. A associação entre fatores de dieta e acúmulo de gordura abdominal ocorrem de forma diferente entre os sexos. Assim é aceito como valores normais de circunferência abdominal, passando sobre a região do umbigo e osso do quadril (crista ilíaca ântero – superior) sendo que para a mulher a medida normal é de 80 a 82 cm, e para o homem 100 a 102 cm. Não se trata de dilatação do músculo reto anterior do abdômen, é gordura visceral mesmo qualquer valor acima desses padrões. Não colabore com as estatísticas epidêmicas mundiais, mude seu estilo de vida hoje, pois o futuro começa agora !!!!

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologia 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1. Qual a medida ideal para homens e mulheres da relação quadril/cintura ?
http://queroemagrecermais.blogspot.com

2.  A cerveja é a maior culpada pela barriga aumentada ou é a gordura visceral?
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

3. Em obesos adultos, pode o comprometimento cardíaco e devemos compreender que tudo pode ter começado quando criança?
http://obesidadeinfantojuvenil2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
LOUISE CHANG. MD, WILLIAM C. KNOWLER, MD, DRPH - CHEFE DE EPIDEMIOLOGIA DO DIABETES E SEÇÃO DE PESQUISA CLÍNICA DO INSTITUTO NACIONAL DE DIABETE E DOENÇAS DIGESTIVAS E DO RIM.
NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE., MACHADO A, PAULA ABALLO NUNES; SICHIERIB, ROSELY. RELAÇÃO CINTURA-QUADRIL E FATORES DE DIETA EM ADULTOS. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA, SÃO PAULO, V. 32, N. 2, P. 198 – 204, 2002. PINTO, MARCOS VINICIUS DE MELLO; ARAUJO, ALESSANDRA SANTANA; PIMENTA, FLAVIO HENRIQUE RAMOS. ACURÁCIA DA CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA E DA RELAÇÃO CINTURA/QUADRIL COMO PREDITORES DE DISLIPIDEMIAS EM ESTUDO TRANSVERSAL DE DOADORES DE SANGUE DE CUIABÁ, MATO GROSSO, BRASIL. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA, RIO DE JANEIRO, V. 22, N. 2, JAN/FEV, 2006.








Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com


Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17 

Seguir no Google Buzz